Todos viram a tragédia que assola o Haiti e não é de hoje que aquela pequena ilha está gritando por ajuda. Mas foi necessário um terremoto chegar até lá e com toda a sua força derrubar aqueles prédios mais que antigos em cima daqueles pobres haitianos, ou seria haitianos pobres? Na verdade os dois. As pessoas se comovem, a mídia faz um show em cima da situação, um empresta dinheiro daqui, outro dali, o “amigo” perdoa a dívida, manda bombeiros, soldados e estamos em paz novamente vendo a bondade de outros países, não é verdade? Não.
Depois que vier outro assunto bem interessante, e o Haiti for pauta de uma notinha no jornal, os haitianos vão continuar pobres, enfrentando a miséria, o desemprego, a falta de estrutura de vida entre outros problemas. Os artistas americanos estão aproveitando o momento para mostrar o “Don” da caridade deles para fazer o show continuar.
Essa semana participaram do show “Hope for Haiti” artistas como Madonna, Shakira, Bono Vox, Stevie Wonder, Mel Gibson, Leonardo Di Caprio, Reese Witherspoon, Jennifer Aniston, George Cloney, Jack Nicholson, Tom Hanks, Bradd Pitt, entre vários outros fizeram sua parte. Isso realmente é muito bom! Arrecadaram dinheiro e através das suas imagens conseguiram levar um bom público a ligar e colaborar com as doações.
Não precisava se expor dessa forma para ajudar os haitianos, para sobressair através de uma história triste e miserável. Por que os EUA sempre tem que chamar mais atenção? Quantos ajudaram e nós nem soubemos?Por exemplo, se cada um daqueles artistas fizessem sua parte individualmente e doasse 500 mil dólares(nós sabemos que muitos deles podem dar muito mais sem nem sentir no bolso), ou até um milhão de dólares como fez Angelina Jolie e Brad Pitt, eles iam arrecadar igual ou até mais do que foi alcançado nesse “show”, porque foi um show literalmente. Todos com caras tristes, fotos da miséria do Haiti passando em telões que ficavam atrás dos artistas, os quais por sua vez cantavam emocionados, e tudo isso poderia ser resolvido de forma mais sutil.
A intenção pode ter sido boa, mas está na hora das pessoas aparecerem menos e ajudar mais, porque o Haiti tem imensos problemas e esse dinheirinho que eles estão mandando vai ajudar, é claro, mas eles precisam de mais atenção, estrutura de vida, organização política e economica, enfim bases que todos os seres humanos tem direito. Vamos ver quais serão as cenas do próximo capítulo e se o show vai continuar...